18 de julho de 2012

Dia do Trovador

O que é uma trova?
A trova é uma modalidade literária de poesia. É a arte da síntese, pois trata-se de um poema completo. É uma forma fixa de versificação composta de quatro versos (linhas) sete sílabos (redondilha maior), portanto os versos são metrificados, com sete sílabas poéticas.
Na trova, a rima é obrigatória, rimando o primeiro verso com o terceiro e o segundo com o quarto (forma clássica e tradicional).
Existe ainda a forma simples, em que se rima apenas o segundo verso com o quarto. Tolera-se também a rima paralela no meio da trova, ou seja, o segundo o terceiro versos, rimando o terceiro verso com o quarto para completar a trova.

Emílio Carlos Alves - Site Recanto das Letras


Se o sentimento brotasse
dos olhos que a gente tem,
tu verias nos meus olhos...
o quanto te quero bem...

Heribaldo Bittencourt Barroso


Quando penso em ti, eu penso
tão alto, com tal tormento,
que chego a temer que os outros
escutem meu pensamento.

Djalma Andrade


Tenho tua imagem tão viva
e tão dentro do meu ser
que quando quero lembrar-te
fecho os olhos para te ver!

Jessy Barbosa


Escrevem felicidade
com dez letras, mas por quê?
Escrevo a mesma palavra,
com quatro apenas: Você!

Maria Dulce de Araujo Góes

Poemas extraídos do livro Meus Irmãos, os Trovadores
Coletânea de Trovas de Autores Brasileiros, de Luiz Otávio
Publicado pela Editora Vecchia, em 1956.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...